quarta-feira, 10 de setembro de 2014

DEVOLVE!

Meu sócio me faz um relato de um "causo" de nossa buRRocracia.

Ele emprestou um apartamento para um casal inglês passar alguns dias durante a Copa do Mundo no Brasil. Ao voltar para a Inglaterra, os hóspedes, sem querer, levaram a chave. Fazendo jus à imagem de honestidade dos ingleses, despacharam para o Brasil, por uma empresa de remessas internacionais, um envelope contendo a chave. Não precisava, mas o fizeram.

Ao chegar na central DHL, o envelope foi objeto de avaliação por um auditor da Receita Federal que, incontinente, manda devolver ao remetente o envelope pela simples razão de que... não constava o CPF do destinatário junto ao endereço!!!



Não terminou aí. Recebida a devolução, o casal inglês remete novamente a chave para o Brasil, agora, cumprindo a tal exigência (foi devidamente informado pelo locador junto com um pedido humilde de desculpas de "o Brasil é assim").

Ainda não terminou. Para retirar o envelope, meu sócio teve que pagar uma guia, recolhendo aos cofres do Tesouro Nacional a exorbitante, acachapante, quantia de.... R$ 0,03. Hei! É isso mesmo: três centavos de Real!!!

Análise Custo/Benefício: Quanto custou tudo, incluso os custos de tempo etc para efetivar o recolhimento da guia, o tempo e dinheiro dos inglese e o tempo do exemplar auditor? Quem foi o beneficiado, se é que existe algum? Alguém tem conhecimento sobre tal exigência (quem souber, favor me contar)? Sabendo-se ainda que constava abaixo do endereçamento a expressão "CONTÉM UMA CHAVE", por que não abriram o envelope para constatar o conteúdo, se é isso que fazem com nossas malas quando retornamos do exterior?

Resultado: 100% / 0%
Justificativa: Por mais que tenha tentado, não encontrei beneficiário, apenas custo.


BuRRômetro: Roxo piscante intenso

Um comentário:

  1. Inacreditável... Por outro lado recebi a encomenda feita ao meu cunhado, que é um piadista. Ele me envia da Suiça o chá verde com rosas e outras frescuras dentro de um saco plastico transparente, despachado em envelope comum, sem nenhuma identificação do conteúdo, nem mesmo remetente! Eu me assustei ao abrir o envelope cheio de "erva", e me surprendi por ter chegado incólume... Vá entender...

    ResponderExcluir

Me conte seu caso burrocrático. Dê sua opinião. Acrescente. Aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

Obrigado.