segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O ESTADO BRASILEIRO PERDEU O MONOPÓLIO

Até alguns anos, víamos o Estado como detentor do monopólio da buRRocracia. Não é mais assim.

Venho observando (e posso aposta, você também) que, principalmente as grandes empresas prestadoras de serviço - tais como bancos, planos de saúde, telefonia, energia etc. -, estão empreendendo esforços/investimentos significativos para, mais que habitarem o mundo da buRRocracia, se tornarem líderes no atazamento da vida dos cidadãos. 

Veja se não tenho razão neste relato da minha intenção de cadastrar em débito automático a cobrança de meu plano na Bradesco Saúde.

Nota prévia relevante: Até hoje, identifiquei 2 processos para realizar isto: a) a conta já vem com um código para você cadastrar diretamente no seu banco a cobrança, processo mais inteligente, simples, prático; e b) a conta vem com seu código de usuário e um telefone para o qual você liga, fornece seu código, os dados de sua conta e... pronto, não é tão inteligente, mas não tem buRRocracia.

Já o processo da Bradesco Saúde beira as raias da insanidade. Vamos ao passo-a-passo.

Entrei no site e encontrei um telefone SAC. Liguei, passei pelas inevitáveis etapas e cheguei a uma atendente.

Me identifico, digo o que desejo, ela me passa um protocolo com trocentos números e me responde que "aguarde um momento que vou fazer uma consulta de como o senhor deve proceder".

Aguardo. Aguardo. Aguardo. Volta ela e me diz que:

- O senhor deverá ligar para um outro número que vou lhe passar agora.

Ligo para o novo número.

Me identifico, digo o que desejo, ela me passa um protocolo com trocentos números, me pede alguns dados para confirmar que eu sou eu e passa as seguintes instruções:

- O senhor vai receber um emeio contendo um formulário que deverá ser preenchido, assinado, digitalizado junto com os documentos de cpf e identidade, anexados a uma mensagem eletrônica cujo endereço vou soletrar agora para o senhor, e que deverá nos ser enviada no prazo de 24 horas. O cadastramento será efetivado num prazo de até 15 dias.

!!!!!!!!!!!! Eu comecei a rir e perguntei: isto porque sou cliente do Bradesco?

Nem fiz os questionamentos óbvios:

1) O endereço não consta do emeio que vou receber!!!??? (*)

2) Eu só tenho 24 horas para responder!!!???

3) A Bradesco Saúde vai levar até 15 dias para tomar esta simples atitude que é mais benéfica a ela do que a mim?

Recebi o tal formulário. Impraticável seu preenchimento. É um documento que se constitui em aditivo ao contrato do plano. Desisti. Deixa como está.

Estou começando a ficar paranoico. Estou ficando convicto que há um complô formado por grandes empresas para nos transformar a todos em zumbis. Não os de Palmares, mas aqueles dos filmes de terror.

Em tempo: com a Unimed foi fácil e rápido, portanto, não há o que a Bradesco Saúde alegar.


(*) A cultura da Bradesco Saúde transmite a seus funcionários um complexo de inferioridade, haja vista o emeio que me foi soletrado:

backoffice.recebimento@bradescoseguros.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me conte seu caso burrocrático. Dê sua opinião. Acrescente. Aponte algum erro de informação. Participe deste blog.

Obrigado.